PLANO PEDAGÓGICO (PP)

 O Plano Pedagógico do Curso de Mestrado em Direito e Justiça Social se desenvolve de forma dinâmica, crítico-reflexiva e criativa articulando os inúmeros desafios do desenvolvimento sob a lógica dos direitos humanos, da justiça social e da sustentabilidade socioambiental previstas, entre outras normativas e diretrizes internacionais, na Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) e reforçadas na Agenda 2030.

A área de concentração, as linhas de pesquisa, os projetos de pesquisa, extensão e ensino, assim como as disciplinas do Curso de Mestrado em Direito Justiça Social expressam e orientam as práticas pedagógicas abraçadas pelo Projeto Pedagógico do Curso e se coadunam, como mencionado anteriormente, com o Projeto Educacional global da FURG. O PPC em tela busca aportar um conjunto de habilidades e competências a serem desenvolvidas no e pelo corpo discente. Esperando-se, desta forma, que as(os) discentes e futuras(os) egressas(os) do Curso de Mestrado em Direito e Justiça Social adquiram, em sua formação, competências acadêmicas, investigativas, técnicas e profissionais e: 

1) Atuem com autonomia no processo de aprendizagem, comprometendo-se com a sua formação, para além do espaço e tempo acadêmico; 

2) Sejam capazes de interpretar, expressar assumindo uma atitude investigativa, crítico-reflexiva e criativa, com compromissos científico, socioambiental e a justiça social; 

3) Estejam engajadas(os) em atividades de ensino, de pesquisa e de extensão; 

4) Valorizem o investimento público realizado para sua formação; 

5) Defendam valores e ações embasados na ética, na justiça, na dignidade e na solidariedade; 

7) Participem das representações estudantis nas diversas instâncias da FURG; 

8) Participem no processo de desenvolvimento local e regional, sem abandonar a necessária contextualização e discussão nacional e global.

 

 © Sheila Stolz